Seja bem vindo ao site Rádio Inajá FM!

Política

Apurações sobre milícia digital e ataques de Bolsonaro à urna serão feitas em conjunto, decide Moraes

Inquérito sobre milícia apura atuação de grupo contra democracia; investigação sobre Bolsonaro foi aberta após fake news em 'live'. Moraes já havia autorizado compartilhamento de provas.

Publicada em 10/05/2022 às 18:20h - 10 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Apurações sobre milícia digital e ataques de Bolsonaro à urna serão feitas em conjunto, decide Moraes
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal ? Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF  (Foto: )

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (10) que devem ser feitas em conjunto as investigações sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e sobre a suposta atuação de uma milícia digital contra a democracia.

Alexandre de Moraes tomou a decisão atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), que defendeu ser necessário juntar as duas investigações antes de decidir se denuncia ou não o presidente Jair Bolsonaro.

O inquérito sobre os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral foi aberto no ano passado após o presidente ter disseminado fake news sobre as urnas durante uma transmissão ao vivo em uma rede social (veja detalhes no vídeo mais abaixo).

Já o inquérito da milícia digital apura a atuação de um grupo que busca atacar a democracia e se articula em núcleos (a suspeita é que o grupo tenha sido abastecido com dinheiro público).

Em fevereiro deste ano, Alexandre de Moraes permitiu o compartilhamento de provas entre as duas investigações, atendendo a um pedido da Polícia Federal (PF) endossado pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Na ocasião, o ministro do STF afirmou que a medida havia sido tomada "em razão da identidade de agentes investigados nestes autos e da semelhança do modus operandi das condutas aqui analisadas".

O ministro também decidiu em fevereiro determinar o envio dos dados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abriu um inquérito administrativo para apurar os ataques do presidente ao sistema de votação do país.

"A Polícia Federal realizou diversas diligências e concluiu que os elementos de interesse obtidos durante a investigação corroboram a essência da forma de atuar desse grupo de pessoas, em convergência com o modo de agir já apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral por ocasião do inquérito administrativo instaurado também em decorrência da promoção da live", escreveu Moraes à época.

Manifestação da PGR

No começo de março, a Procuradoria-Geral da República afirmou ao STF que seria necessário ampliar as investigações antes de decidir sobre uma eventual denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro.

Na ocasião, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, tinha argumentado que a apuração sobre a "live" deveria ser feita em conjunto com o inquérito da milícia digital.

Por: G1




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Recados

Enviar mensagem

Sergio Reis

toca Aí Ponto fraco de joão Bosco e vinicius...

cícera de Expedito

Mando um belo abraço para vocês, eu amo vocês e estou co...

Jean Rodrigues

Manda um alô para Gilberto Inajá em 2020...

Lucas

Oiiii já tocaram MC BB da sul, só consegui ligar a r&aacut...

jose paulo oliveira da silva

sou maribondo alagoas preciso encontra minha familia que moravam ai em inja...

Anna Carla Menezes

mande um alo pra galera de Recife. WADSON MENEZES, ZELIA. ESTAMOS SEMPRE CO...

celia soares

boa tarde querida!tudo na santa paz?bom trabalho e um fim de semana aben&cc...

Edson Ferreira de Araujo

mande um alô para minha mão severina e familiar na lagoa do ar...

Top Música
Nenhuma registro encontrado

Copyright (c) 2022 - Rádio Inajá FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD