O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse, nesta sexta-feira (19), que os decretos que estabelecem restrições para conter o avanço do novo coronavírus na capital "não têm nada de inconstitucional''. O chefe do Executivo de Brasília se refere ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta (19), contra as medidas estabelecidas no DF.
Ibaneis rebate críticas de Bolsonaro sobre toque de recolher no DF: 'Desta vez eu discordo dele'
Bolsonaro aciona STF para derrubar decretos do DF, BA e RS que impuseram restrições contra a Covid
Desde 28 de fevereiro, parte dos serviços não essenciais do DF foi suspensa para tentar conter a pandemia e, em 8 de março, o governador decretou o toque de recolher entre 5h e 22h. Segundo Ibaneis Rocha, as medidas estão dentro da lei.
"Os decretos não têm nada de inconstitucional e foram editados dentro da competência a mim estabelecida, na própria Constituição e na lei", disse Ibaneis ao G1.
O governador ainda comentou que "entende bem de Justiça" ao ser questionado sobre o posicionamento do presidente. Ibaneis é advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Além da capital do país, o presidente tenta derrubar decretos da Bahia e do Rio Grande do Sul.
Apenas nesta quinta-feira (18), o DF registrou 68 mortes por Covid-19, o maior número desde o início da pandemia. O total de infectados passa dos 324 mil e os óbitos chegaram a 5.274.
G1.