Seja bem vindo ao nosso site Rádio Inajá FM!

Pernambuco

Homem anda 44 quilômetros para subir Morro da Conceição e mulher desenganada por médicos agradece vida a Nossa Senhora

Nesta quarta-feira (8), dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, o g1 conta histórias de devotos. Mais de 800 mil pessoas são esperadas no morro, na Zona Norte do Recife.

Publicada em 08/12/2021 às 11:57h - 23 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Anualmente, o Dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta quarta-feira (8), leva centenas de milhares de devotos da santa à Festa do Morro, na Zona Norte do Recife. Entre eles, o marceneiro Tadeu Tiné e a zootecnóloga Karlone Barroca. Ele anda mais de 44 quilômetros para agradecer pela saúde da filha e ela, que foi desenganada pelos médicos aos 3 anos, dedica a própria vida à santa (veja vídeo acima).

Em 2019, segundo o Santuário Nossa Senhora da Conceição, mais de 1,7 milhão de devotos foram às celebrações.

Em 2020, por causa da pandemia, os números não foram contabilizados. Neste ano, também por causa da Covid-19, a expectativa é de 800 mil fiéis ao longo dos 11 dias de festa, sendo 400 mil nas 24 horas do dia 8.

O marceneiro autônomo Tadeu Tiné tem 58 anos e, pelo terceiro ano, sobe o Morro da Conceição no dia 8 de dezembro para pagar a promessa que fez pela saúde da filha, que tem 28 anos e sofre com alguns problemas de saúde.

São 22 quilômetros para chegar aos pés da imagem que homenageia a santa e outros 22 para voltar para casa.

"Minha filha passou por um momento muito difícil. Eu vi minha filha morta na maca do hospital. Ela passou três dias internada", disse o marceneiro.

Tadeu Tiné mora em Jardim Maranguape, em Paulista, que fica no limite com Olinda. Todo ano, ele sai de casa por volta das 5h. São ao menos três horas e meia de caminhada até o santuário no Recife. "Para voltar, são, no mínimo, quatro horas, porque o pique já não é o mesmo da ida", afirmou.

"Quando vi minha filha tão doente, me apeguei com papai do céu e a virgem da Conceição. Graças a Deus e a ela, minha filha está viva. Pedi pela saúde da minha filha e, hoje, ela está bem, nunca esteve tão bem", afirmou.

Esta não é a primeira promessa que Tadeu Tiné faz à padroeira afetiva do Recife. Segundo ele, a ida ao Morro da Conceição tornou-se uma tradição, sempre para agradecer as bênçãos que ele atribui à mãe de Jesus.

"Posso perder tudo, menos a fé em Nossa Senhora da Conceição", disse.

Além disso, ele caminha até outras igrejas a longas distâncias de casa, sempre que sente a necessidade de se apegar à fé.

"Este ano, eu caminhei até uma igreja em Boa Viagem [Zona Sul do Recife]. São mais de 40 quilômetros. Minha devoção a Nossa Senhora é muito grande. Eu sempre pedi e ela nunca deixou de me escutar", contou.

Quem também sobe o morro anualmente é a zootecnista Karlone Cabral Barroca, funcionária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A história de devoção da zootecnista vem desde o nascimento, através dos pais, mas se intensificou porque, aos 3 anos, ela teve um problema cardíaco e foi desenganada pelos médicos, contou.

"Eu sou um milagre. Tive um problema no coração e precisei passar por uma cirurgia. Na época, a medicina não era tão avançada e os médicos me deram um ano de vida. Hoje, eu tenho 55. Meus pais fizeram uma promessa e, em gratidão à santa, nós subíamos o morro todo ano. Eu ia sempre vestida de roupinha azul, de cetim", declarou.

A zootecnista conta que a fé em Nossa Senhora da Conceição é inexplicável e, à santa, ela atribui inúmeros milagres. Seja com amigos, parentes e, como ela diz, consigo mesma.

Neste ano, um primo dela se tornou uma das mais de 616 mil pessoas mortas pela Covid. Em meio ao luto, a família se viu desesperada com a internação de um sobrinho de 27 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a mesma doença.

"Meu sobrinho estava a um passo de ser intubado. O tio dele tinha morrido 40 minutos depois de ser intubado e estávamos muito apreensivos com essa possibilidade. O médico disse que muito provavelmente teria que intubar. Entreguei ele nas mãos de Nossa Senhora. Estávamos crentes de que ele seria intubado à noite, mas no outro dia o médico disse 'eu não sei o que aconteceu, mas não vamos precisar intubar'. Depois disso, ele melhorou. Foram 21 dias internado", afirmou.

O único ano em que Karlone não foi ao Morro da Conceição foi 2020, devido à pandemia e ao fato de ser parte do grupo de risco para o agravamento da Covid-19. Neste ano, ainda receosa, ela preferiu não ir ao último dia da festa, mas foi na véspera, quando há menos gente nas ladeiras que dão no santuário.

A promessa em 2021 envolveu a ida ao santuário com o filho dela, Breno. Ela contou que a intercessão de Maria na vida dela passa até mesmo pela possibilidade de subir a pé o morro. Antes, ela desmaiava ao fazer qualquer exercício físico, devido ao problema no coração. Para chegar ao santuário, no entanto, a ida e a volta são tranquilas.

"Eu vou com meu terço azul na mão, em silêncio, rezando e agradecendo. Passa um filme na cabeça, porque apesar de ser muito pequena, tenho muitos lapsos de memória das coisas que passei na cirurgia. Lembro do meu pai, falecido, e da minha mãe me levando ao morro. A fé é uma coisa inexplicável. É algo que se sente", declarou.

G1 PE.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Recados

Enviar mensagem

Sergio Reis

toca Aí Ponto fraco de joão Bosco e vinicius...

cícera de Expedito

Mando um belo abraço para vocês, eu amo vocês e estou co...

Jean Rodrigues

Manda um alô para Gilberto Inajá em 2020...

Lucas

Oiiii já tocaram MC BB da sul, só consegui ligar a r&aacut...

jose paulo oliveira da silva

sou maribondo alagoas preciso encontra minha familia que moravam ai em inja...

Anna Carla Menezes

mande um alo pra galera de Recife. WADSON MENEZES, ZELIA. ESTAMOS SEMPRE CO...

celia soares

boa tarde querida!tudo na santa paz?bom trabalho e um fim de semana aben&cc...

Edson Ferreira de Araujo

mande um alô para minha mão severina e familiar na lagoa do ar...

Top Música
Nenhuma registro encontrado

Copyright (c) 2022 - Rádio Inajá FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD