Um bebê foi salvo por uma equipe da Polícia Militar depois de se engasgar com leite materno, na Zona Sul do Recife. O fato ocorreu dentro de um batalhão da corporação. Segundo a PM, Elisa, de dois meses, seguiu para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), passou por exames e está bem.
O salvamento ocorreu na madrugada de terça (9) e foi divulgado nesta quarta (10). Ainda segundo a PM, os pais da criança, que moram no Pina, na Zona Sul, foram até a sede do 19º Batalhão, no mesmo bairro, e pediram ajuda.
A criança se engasgou quando estava sendo amamentada. “O bebê aparentava estar engasgado, já com uma coloração azulada da pele”, disse o comunicado da PM.
Em nota, a corporação relatou que a equipe formada pelo sargento Borges e pelo cabo Gilvan participaram do salvamento.
O sargento, informou a PM, realizou um procedimento conhecido como Manobra de Heimlich. “É uma técnica de primeiros-socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias”, informou.
Nos primeiros momentos, a criança expeliu um pouco de um suco viscoso branco e chorou. Depois, o sargento acionou uma equipe com viatura para levar o bebê para a UPA da Imbiribeira, que fica perto do 19º Batalhão.
No caminho, o sargento orientou o cabo Gilvan para continuar a massagem, até chegar ao centro de saúde, de acordo com a PM.
“Durante o trajeto, a criança expeliu mais da substância e arrotou”, disse a nota. Na UPA, Elisa recebeu os primeiros atendimentos médicos e em seguida recebeu alta médica, voltando para casa com os pais.
Outro caso
No dia 22 de agosto de 2020, um bebê de 17 dias de vida se engasgou com leite materno e foi salvo por PMs, no Recife.
Davi Luca Santos recebeu os primeiros socorros ainda no carro da patrulha, foi atendido por médicos e ficou em observação no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, na Zona Oeste. No dia seguinte, ele teve alta médica.
G1 PE.