Seja bem vindo ao nosso site Rádio Inajá FM!

Pernambuco

Estado anuncia mil bolsas de estudo de R$ 500 para alunos de baixa renda matriculados em faculdades

Programa Pernambuco na Universidade (Prouni-PE) foi lançado nesta quinta-feira (7), no Recife. Segundo o governo, estão assegurados R$ 6 milhões para a iniciativa, em 2021.

Publicada em 08/01/21 às 11:53h - 95 visualizações Rádio Inajá FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, disse que as bolsas terão maior foco em áreas de ciências exatas.

Entre as áreas destacadas pelo governo estão engenharias, computação, análise de sistemas, química, física, biologia e matemática.

De acordo com ele, 70% das oportunidades serão para estudantes das categorias que envolvem as ciências exatas. As demais ficarão para os outros setores.

“Reservaremos 20% para as mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica”, afirmou.

Ainda de acordo com Ramos, também haverá cotas para deficientes e para professores que estão exercendo essa função nas redes de ensino do estado.

Para colocar o programa em prática, o estado prevê convocações de estudantes por meio de editais. A meta é lançar as chamadas para seleções públicas no início de cada ano. Em 2021, a expectativa é fazer a publicação até o dia 15 deste mês.

Na coletiva, o governo informou também que já existe a previsão para bolsas em 2022. Durante o programa, os valores das bolsas serão repassados diretamente aos estudantes, por depósito em conta.

Inovar
Também nesta quinta, o governo assinou a lei que prevê mudanças no Fundo Inovar. A lei 15.063/2018 prevê a obrigatoriedade de investimento em pesquisas com vantagens fiscais.

Essa norma determina que as indústrias que recebem incentivo de impostos para se instalar no estado façam investimentos em projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Caso contrário, elas devem depositar essa obrigação no fundo. "Com a adequação da operacionalização, pessoas jurídicas de qualquer porte poderão ter acesso aos recursos, antes reservados apenas para microempresas e empresas de pequeno porte", informou o estado.

Ent.re os benefícios da mudança, a exemplo da inclusão das universidades entre os favorecidos, está a possibilidade de aumento do número de bolsas de incentivo à pesquisa, concedidas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Isso contempla estudantes que estejam desenvolvendo pesquisas dentro da indústria pernambucana.

Outra novidade da lei está na operacionalização do fundo. Ele passa a ser de natureza financeira e não mais contábil. Isso facilita o acesso aos recursos, que devem ser usados para financiamento, subvenção e aval a projetos de inovação. As alterações não aumentam as despesas do estado, segundo o governo.

G1 PERNAMBUCO.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Recados

Enviar mensagem

Sergio Reis

toca Aí Ponto fraco de joão Bosco e vinicius...

cícera de Expedito

Mando um belo abraço para vocês, eu amo vocês e estou co...

Jean Rodrigues

Manda um alô para Gilberto Inajá em 2020...

Lucas

Oiiii já tocaram MC BB da sul, só consegui ligar a r&aacut...

jose paulo oliveira da silva

sou maribondo alagoas preciso encontra minha familia que moravam ai em inja...

Anna Carla Menezes

mande um alo pra galera de Recife. WADSON MENEZES, ZELIA. ESTAMOS SEMPRE CO...

celia soares

boa tarde querida!tudo na santa paz?bom trabalho e um fim de semana aben&cc...

Edson Ferreira de Araujo

mande um alô para minha mão severina e familiar na lagoa do ar...

Top Música
Nenhuma registro encontrado

Copyright (c) 2022 - Rádio Inajá FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD