Seja bem vindo ao nosso site Rádio Inajá FM!

Pernambuco

Corpos ficam amontoados e misturados a ossadas humanas no Cemitério Municipal de Camaragibe

Chefe de gabinete da prefeitura disse que o ossuário foi lacrado com concreto nesta terça-feira (15) e que uma sindicância foi aberta para apurar porque o local estava sem cobertura.

Publicada em 16/12/20 às 11:53h - 96 visualizações Rádio Inajá FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

No Cemitério Municipal de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, um ossuário que deveria estar desativado e lacrado foi encontrado por pessoas que participavam de um velório. Uma delas gravou imagens para denunciar o abandono, o descaso e a falta de respeito encontrados no único cemitério da cidade (veja vídeo acima).

As imagens, que foram gravadas na segunda-feira (14) por um homem que foi ao cemitério para acompanhar o enterro de um amigo, são muito fortes, por isso não foram mostradas nesta reportagem. Nelas, foi possível ver corpos amontoados, misturados a ossadas humanas.

“A gente se deparou com um cheiro muito forte, um cheiro muito forte vindo de algum lugar. Aí a gente começou a procurar, né? Aí foi quando eu me deparei [com] tipo uma cisterna lá, umas ossadas, um mau odor saindo dali de dentro”, disse o homem, que preferiu não se identificar.

Ele contou que viu restos mortais expostos nesse local em 2019, mas, apenas desta segunda vez, decidiu registrar em imagens.

Cemitério Municipal de Camaragibe tem 90 anos e é o único dessa cidade da Região Metropolitana do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Cemitério Municipal de Camaragibe tem 90 anos e é o único dessa cidade da Região Metropolitana do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo


Os corpos e as ossadas estão dentro de uma estrutura de alvenaria, com quatro metros de altura. Parte dela está sem cobertura. A prefeitura disse que se trata de um antigo ossuário público, onde eram guardados ossos de corpos não identificados e corpos que não entraram em decomposição.

Também afirmou que, em 2016, a antiga gestão foi notificada pela Vigilância Sanitária Municipal e lacrou o ossuário. A medida foi adotada após denúncia do Ministério Público de Pernambuco.

O chefe de gabinete da prefeitura de Camaragibe, Anderson Neves, contou que o ossuário será lacrado com concreto e que uma sindicância foi aberta para apurar porque o local estava sem proteção.

“Esse antigo ossuário estava aberto. Nós vamos abrir uma sindicância para apurar a responsabilidade dos funcionários do cemitério, que não viram, que não notificaram, que não solucionaram o problema de o antigo ossuário estar aberto. Ele será lacrado ainda hoje [terça-feira, dia 15 de dezembro]. A sindicância visa apurar o que aconteceu, se houve uma erosão do material, se houve a ruptura proposital”, declarou Anderson.


Esse cemitério tem 90 anos e reúne, ao todo, 3,2 mil túmulos. A metade deles é particular, de famílias que pagaram pelo espaço. A outra metade é do tipo rotativo.


O procedimento-padrão é retirar os corpos depois de dois anos e colocá-los em sacos apropriados, identificados, e levá-los para ossuários. A prefeitura disse que não usa mais o antigo ossuário, que era coletivo, e sim novos ossuários com dez ossadas cada.

O processo administrativo para apurar a responsabilidade sobre o antigo ossuário estar aberto deve ser concluído em 30 dias. A Vigilância Sanitária de Camaragibe também deve verificar a situação do cemitério.

A prefeitura afirmou que fez um boletim de ocorrência pela internet no início da noite desta terça-feira (15). A Polícia Civil informou que nenhum boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado até a última atualização desta reportagem.

G1 PERNAMBUCO.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Recados

Enviar mensagem

Sergio Reis

toca Aí Ponto fraco de joão Bosco e vinicius...

cícera de Expedito

Mando um belo abraço para vocês, eu amo vocês e estou co...

Jean Rodrigues

Manda um alô para Gilberto Inajá em 2020...

Lucas

Oiiii já tocaram MC BB da sul, só consegui ligar a r&aacut...

jose paulo oliveira da silva

sou maribondo alagoas preciso encontra minha familia que moravam ai em inja...

Anna Carla Menezes

mande um alo pra galera de Recife. WADSON MENEZES, ZELIA. ESTAMOS SEMPRE CO...

celia soares

boa tarde querida!tudo na santa paz?bom trabalho e um fim de semana aben&cc...

Edson Ferreira de Araujo

mande um alô para minha mão severina e familiar na lagoa do ar...

Top Música
Nenhuma registro encontrado

Copyright (c) 2022 - Rádio Inajá FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD