Seja bem vindo ao nosso site Rádio Inajá FM!

Brasil

Operação da PF em 7 estados mira organização criminosa que usava portos brasileiros para tráfico internacional de drogas

Ao todo, 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

Publicada em 22/07/2022 às 11:17h - 1 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), uma operação que visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que atuava em portos das regiões Nordeste e Sudeste, principalmente, em Natal, Salvador e Baixada Santista. Os mandados são cumpridos em sete estados.

Ao todo, a operação Maritimum tem objetivo de cumprir 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do RN no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 169,6 milhões nas contas bancárias de investigados.

Em Santos (SP), a PF apreendeu drogas, além de um fuzil e carros. Na Bahia, 13 pessoas foram presas pelos policiais, durante a manhã.

No Rio Grande do Norte, mandados foram cumpridos dentro da Cadeia Pública de Natal. Uma carga de droga também foi apreendida em Areia Branca, na região Oeste do estado. A quantidade da droga não foi informada pela corporação até a última atualização desta matéria. Veja o vídeo abaixo.

Em Pernambuco, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Um dos mandados de busca e o de prisão foram contra um empresário de 41 anos, que trabalha no ramo de transportadora e logística. Em sua residência, um flat, situado no bairro de Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes, foram apreendidos dois aparelhos celulares, um notebook, dois HDs e uma Agenda.

As ações são conduzidas por cerca de 350 policiais federais e 20 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, além de 8 policiais penais. A ação também conta com apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

A PF não divulgou um balanço total da operação até a última atualização desta matéria.

Investigação

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas no final de 2021 e identificaram um grupo responsável pelo transporte e armazenamento da droga que entrava no Brasil pelas fronteiras com países produtores.

Em seguida, o grupo realizava a “contaminação” de contêineres, ou seja, escondiam a droga em cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.

Receita Federal e PF apreendem mais de uma tonelada e meia de cocaína no Porto de Santos; droga tinha como destino a Europa e a África

8 toneladas de drogas apreendidas durante investigações

Durante o inquérito, a corporação apreendeu drogas nos Portos de Santos (SP), Salvador, Natal, Fortaleza e Barcarena (PA), além da interceptação de cargas nos países europeus de destino (Bélgica, França e Países Baixos), totalizando cerca de 8 toneladas de cocaína apreendidas.

A Polícia Federal também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil eram os destinatários dessa droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria.

Lavagem de dinheiro

"Além dos integrantes do núcleo operacional da quadrilha, diversas pessoas físicas e empresas foram utilizadas para lavar o dinheiro do crime, ocultando e dissimulando a origem dos valores ilícitos com o objetivo de criar uma rede estruturada de tráfico internacional de drogas por intermédio da exportação de mercadorias", informou a PF.

Os presos nesta operação estão sendo encaminhados para as sedes da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará, e deverão responder por crimes como integrar organização criminosa; tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, o nome da Operação Maritimum é uma alusão ao modo de atuação da organização criminosa que utilizava o transporte marítimo para exportar a cocaína aos portos europeus.

g1 BA.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Recados

Enviar mensagem

Sergio Reis

toca Aí Ponto fraco de joão Bosco e vinicius...

cícera de Expedito

Mando um belo abraço para vocês, eu amo vocês e estou co...

Jean Rodrigues

Manda um alô para Gilberto Inajá em 2020...

Lucas

Oiiii já tocaram MC BB da sul, só consegui ligar a r&aacut...

jose paulo oliveira da silva

sou maribondo alagoas preciso encontra minha familia que moravam ai em inja...

Anna Carla Menezes

mande um alo pra galera de Recife. WADSON MENEZES, ZELIA. ESTAMOS SEMPRE CO...

celia soares

boa tarde querida!tudo na santa paz?bom trabalho e um fim de semana aben&cc...

Edson Ferreira de Araujo

mande um alô para minha mão severina e familiar na lagoa do ar...

Top Música
Nenhuma registro encontrado

Copyright (c) 2022 - Rádio Inajá FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD