Seja bem vindo ao nosso site Rádio Inajá FM!

Alagoas

Aumento de casos de síndrome respiratória em AL provoca fila de espera por leito de UTI na rede pública

Na UPA do Benedito Bentes, cinco pacientes aguardam por transferência. Familiares de um homem que morreu nesta segunda dizem que ele não aguentou a espera.

Publicada em 28/06/2022 às 11:24h - 1 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

O aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave está congestionando a rede hospitalar pública em Alagoas, segundo a Secretaria de estado da Saúde (Sesau).

Pacientes internados em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que precisam ser transferidos para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais, estão tendo que aguardar e isso gerou uma fila de espera.

Nesta segunda-feira (27), um homem de 59 anos faleceu na UPA do Benedito Bentes, onde estava internado há sete dias. Segundo familiares, o paciente aguardava transferência para um leito de UTI em um hospital. Ele estava com os pulmões comprometidos por causa de uma efisema pulmonar.

"Chegando lá [na UPA] ele passou o dia na terça-feira e foi intubado na quarta-feira. A gente ficou nessa luta, atrás de uma regulação que a UPA pede ao estado, para ser transferido para uma UTI, no HGE ou no Metropolitano. A gente precisava dessa UTI para que ele fosse tratado melhor. Infelizmente ele não conseguiu. A gente tentou de várias formas e hoje ele veio a falecer", relatou o sobrinho do paciente, Otoniel Salgueiro.

AL registra mais de 2 mil casos de Covid em uma semana; maior nº desde março

A Sesau informou que o paciente recebeu assistência multidisciplinar enquanto esperava pela transferência, que geralmente é feita em 48 horas. Mas isso não foi possível porque a rede hospitalar pública está congestionada por causa do crescimento dos casos de síndrome respiratória aguda grave.

A assessoria da UPA do Benedito Bentes informou que a unidade depende da regulação estadual, que é responsável pela gestão de leitos públicos em Alagoas para transferir os pacientes. No momento, cinco pacientes internados na Unidade aguardam transferência.

Na UPA do Francês a situação é parecida. Familiares de José Cláudio dizem que ele está internado há seis dias por causa da diabetes. Ele precisa ser transferido para uma UTI, o que ainda não foi possível.

"[Ele está] com dificuldade de respirar, não está tomando mais água, quando bota qualquer líquido na boca dele, ele tosse", disse Claudiana da Silva, filha do paciente. "Aqui não tem nenhum suporte, que o médico falou. Nenhum suporte para tratar o que ele tem", lamentou.

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que também aguarda a liberação de leitos por parte da regulação estadual. A coordenadora da Unidade disse que mais dois pacientes estão precisando de tratamento em UTI e ainda esperam a transferência.

G1 AL.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Recados

Enviar mensagem

Sergio Reis

toca Aí Ponto fraco de joão Bosco e vinicius...

cícera de Expedito

Mando um belo abraço para vocês, eu amo vocês e estou co...

Jean Rodrigues

Manda um alô para Gilberto Inajá em 2020...

Lucas

Oiiii já tocaram MC BB da sul, só consegui ligar a r&aacut...

jose paulo oliveira da silva

sou maribondo alagoas preciso encontra minha familia que moravam ai em inja...

Anna Carla Menezes

mande um alo pra galera de Recife. WADSON MENEZES, ZELIA. ESTAMOS SEMPRE CO...

celia soares

boa tarde querida!tudo na santa paz?bom trabalho e um fim de semana aben&cc...

Edson Ferreira de Araujo

mande um alô para minha mão severina e familiar na lagoa do ar...

Top Música
Nenhuma registro encontrado

Copyright (c) 2022 - Rádio Inajá FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD