Seja bem vindo ao nosso site Rádio Inajá FM!

Alagoas

'Vazio absoluto e impotência', diz filha de idoso que morreu com o novo coronavírus em Pernambuco

Além de lidar com o luto pela morte do pai, mulher que preferiu não se identificar aguarda, junto com a família, testagem da doença em pessoas que tiveram contato com o paciente.

Publicada em 31/03/20 às 14:41h - 111 visualizações Rádio Inajá FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

'Vazio absoluto e impotência', diz filha de idoso que morreu com o novo coronavírus em Pernambuco

?Vazio absoluto e impotência.? Os sentimentos se alternam para a família de um dos pacientes que morreram com a doença Covid-19 em Pernambuco. Depois do óbito do homem de 82 anos, ocorrido na quarta (25), uma das filhas dele, que preferiu não se identificar, disse que as pessoas que tiveram contato com idoso aguardam, com incerteza, a realização de testagem para o novo coronavírus. Ao G1, ela contou que a família recebeu as instruções para o velório dois dias após o enterro.

O idoso era diabético e morava há quatro anos em Campo Grande, na Zona Norte do Recife, e foi ao Hospital dos Servidores do Estado, na mesma região, para tratar um problema no pé no dia 13 de março. ?Ele estava tossindo, mas já vivia isolado em casa antes de irmos ao hospital. Não imaginávamos que poderia ser o coronavírus?, disse a filha do paciente.

Depois de tratar uma escara no pé, o idoso recebeu alta da unidade de saúde no dia 18 de março. ?Quando ele voltou para casa, ficamos revezando os cuidados. Mais de dez pessoas tiveram contato com ele, entre filhos e netos. Ele não podia ficar sozinho porque é diabético e precisa tomar insulina?, afirmou.

Ao G1, ela contou que, apesar de o idoso ter tido febre no dia 21 de março, ele apresentou melhora ao longo dos dias. Porém, em 24 de março, ele voltou ao hospital por não reagir aos estímulos dados pela família.

?O Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] foi até a nossa casa. Foram excelentes, estavam todos equipados. Uma irmã foi na ambulância junto com ele, mas sem nenhum equipamento de proteção individual?, afirmou.

Luto e incerteza

Duas outras filhas do idoso também foram à unidade de saúde. No hospital, elas receberam a informação de que o pai passaria pelo teste de Covid-19. ?Falaram que seria por protocolo, por uma questão burocrática da Secretaria de Saúde?, disse uma das filhas. O óbito do idoso ocorreu na manhã da quarta (25).

?Uma das minhas irmãs esteve na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] para receber informações da médica responsável pelo caso do meu pai. Eu e outra irmã também fomos até a UTI no dia em que ele morreu, e só depois descobrimos que era o local utilizado para tratar casos suspeitos?, afirmou.

Segundo uma das filhas do idoso, o atestado de óbito não continha informações sobre a doença provocada pelo novo coronavírus. ?O documento tinha informações como pneumonia e diabetes. Pegamos e fomos resolver questões funerárias?, contou.

Na sexta-feira (27), dia em que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) integrou a morte do idoso às estatísticas de óbitos de pacientes com Covid-19 em Pernambuco, a família recebeu uma ligação telefônica.

?A família ficou revoltada porque, na hora que recebemos a notícia do óbito, a médica não nos informou nada sobre o vírus. Ele foi enterrado no mesmo dia em que faleceu e, na sexta, recebemos uma ligação para nos orientar como deveria ser o velório?, disse a filha do idoso.

Além do luto, a família lida, também, com a incerteza a respeito da contaminação. ?Várias pessoas que são do grupo de risco tiveram contato com ele e agora estão apresentando sintomas. Alguns testes já foram marcados, mas dizem que não há testes para todo mundo?, contou.

?Todo mundo está tendo calafrios, mas o que pode ser feito? Quando a gente liga pra ter orientação, dizem pra tomar muita água, para ficar em casa e para procurar se os sintomas se agravarem. A sensação de incerteza é muito grande. É um vazio absoluto e uma sensação de impotência, só nos resta esperar?, declarou.

O G1 procurou a Secretaria Estadual de Saúde, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Coronavírus em Pernambuco

Até a segunda-feira (30), Pernambuco registrou 77 pacientes com Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Desse total, seis pessoas faleceram no estado, uma a mais do o boletim divulgado no domingo (29). A sexta morte foi de um homem de 62 anos, com quadro de hipertensão e diabetes.

O estado conta com 19 pacientes internados, sendo 12 em UTI e sete em leitos de isolamento. Outros 39 estão em isolamento domiciliar e 13 se recuperaram da Covid-19.

G1.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Recados

Enviar mensagem

Sergio Reis

toca Aí Ponto fraco de joão Bosco e vinicius...

cícera de Expedito

Mando um belo abraço para vocês, eu amo vocês e estou co...

Jean Rodrigues

Manda um alô para Gilberto Inajá em 2020...

Lucas

Oiiii já tocaram MC BB da sul, só consegui ligar a r&aacut...

jose paulo oliveira da silva

sou maribondo alagoas preciso encontra minha familia que moravam ai em inja...

Anna Carla Menezes

mande um alo pra galera de Recife. WADSON MENEZES, ZELIA. ESTAMOS SEMPRE CO...

celia soares

boa tarde querida!tudo na santa paz?bom trabalho e um fim de semana aben&cc...

Edson Ferreira de Araujo

mande um alô para minha mão severina e familiar na lagoa do ar...

Top Música
Nenhuma registro encontrado

Copyright (c) 2022 - Rádio Inajá FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD